sexta-feira, 4 de março de 2011

Tao


O Tao é uma tradição ancestral na qual a ciência, a espiritualidade, a filosofia, as artes e a cultura estão interligados.
Na tradição ancestral os ensinamentos e as práticas se apoiam na experiência de várias pessoas.
Por isso, podemos encontrar dentro do taoísmo diversos conhecimentos como a astrologia, a medicina, a estratégia militar, conhecimentos sobre os mistérios do universo e muitos outros.
A beleza do taoísmo reside em sua simplicidade e unidade. Todos  os ramos de conhecimento seguem os mesmos princípios, não há conflito entre eles.

A  Essência

A mitologia Taoísta ensina que antes do nascimento do universo havia o "nada". Este "nada" não é a negação de tudo, mas a potencialidade para a existência das coisas. É o silêncio que abriga todos os sons, o vazio que permite a existência de todas as formas, o espaço que permite a abrangência de todas as coisas. Este "nada" se chama Wu Chi (o vazio inexistente) e é representado pelo círculo.


Do vazio surgiu o universo, ou seja, o "Um". Este "Um" é chamado de Tai Chi (a extremidade sublime) e é representado por um ponto dentro do círculo.


Após o surgimento do Tai Chi iniciou-se um processo de divisão que deu origem ao universo como conhecemos hoje. Do "Um" surgiu o dois (o Yin e o Yang), do dois o "Três", o ponto de equilíbrio, e assim por diante. Quem primeiro percebeu e compreendeu a origem e a atuação destas forças na história da china foi Fu Xi, o autor do I Ching, um dos livros mais antigos da história da humanidade e uma das obras mais importantes dentro da literatura Taoísta.