segunda-feira, 25 de maio de 2009

Qi

“Só há uma energia que é a matéria fundamental que constitui o universo, e tudo no universo é o resultado de seus movimentos e transformações”

Qi é um conceito que se originou na china há milênios, era de conhecimento popular e significava ar. Quando os filósofos chineses aplicaram o conceito de Qi à prática da medicina, Qi passou a significar a energia fundamental que constitui o universo. Posteriormente, o conceito de Qi se uniu a teoria do Yin-Yang para explicar o funcionamento do corpo humano e do universo.
O ideograma mais antigo que representa Qi é composto de duas partes: a parte de cima se assemelha a um bule de metal dentro do qual há água. A parte de baixo representa o fogo. A medida que o fogo aumenta, a água aquece até o ponto de fervura e libera o vapor d'água, este vapor é o Qi.
Há outra interpretação deste ideograma, em que a parte de cima quer dizer "nenhum" e a parte de baixo fogo; seguindo esta interpretação o Qi verdadeiro surge quando eliminamos as ambições e desejos.
O Qi não é algo que possa ser percebido pelos cinco sentidos, só podemos perceber sua existência pelo seus movimentos e suas transformações. É o Qi que faz o coração bater, os pulmões se encherem de ar, os rins funcionarem, etc...
Como o Qi desempenha inúmeras funções no corpo humano e no universo é um termo que não deve ser traduzido.

sábado, 18 de abril de 2009

Kanji

O Kanji é um tipo de escrita que teve origem na China e se disseminou por todo o extremo oriente.
Existem duas lendas sobre a criação dos Kanji, uma delas atribui a criação dos Kanji à Kanji, um subalterno do imperador amarelo, a outra atribui a criação dos Kanji à província de Kan, neste caso Kanji significa letra de Kan.

Os Kanji possuem três elementos:

a-) Forma
b-) Pronúncia
c-) Significado

Quanto a forma existem os pictogramas, símbolos, ideogramas e fonoideogramas. Nos pictogramas a forma do Kanji lembra o objeto que ele representa, os símbolos são utilizados para representar idéias abstratas, os ideogramas unem os pictogramas com os símbolos e criam idéias relacionadas. Os fonoideogramas unem pictogramas e símbolos para dar uma idéia da pronúncia e do elemento a que se refere.